Av. Pres Juscelino Kubitschek 1726, Cj. 151 São Paulo / Itaim bibi +55 11 3016-2121

Compromisso com a inovação

 

Entrevista com Henrique Luz, presidente do Conselho de Administração do IBEF SP.

 

IBEF SP: Você foi indicado pelo restante dos membros do Conselho recém-eleito para mais um mandato na  presidência, agora para o biênio 2015-2016. O que representa ser reconduzido à liderança deste órgão máximo?

HENRIQUE LUZ: Estou muito honrado por ser reconduzido às funções de presidente do Conselho de Administração do IBEF SP. É motivo de enorme orgulho e satisfação porque esta é uma entidade congregada em torno de valores; as pessoas que estão aqui podem ser de todos os times, de todas as religiões, de todas as raças, enfim, de todas as diversidades possíveis, mas estamos todos unidos em torno de um só valor, que é o engrandecimento da profissão de executivo de finanças. Então, para mim, é motivo de satisfação.

IBEF SP: É natural que, a cada eleição, a composição dos membros do Conselho passe por mudanças. Você poderia comentar algumas?

HL: Por uma obrigação estatutária, nós perdemos três membros queridos que têm um grande histórico de contribuição aos objetivos e ao sucesso da nossa entidade: Walter Machado de Barros, André Luis Rodrigues e Enéas Pestana. Mas também trouxemos para o Conselho outros nomes com enorme capacidade de agregação e também com um histórico de experiência e sucesso profissional no nosso segmento: Antonio Luiz Pizarro Manso, Leonardo Rocha e Luis Felipe Schiriak.

IBEF SP: Quais as suas expectativas para o novo mandato?

HL: Espero que tenhamos uma gestão profícua, sempre apoiando a composição da nova Diretoria Executiva – que na verdade é quem arregaça as mangas e opera o cotidiano da nossa instituição -, sob as mãos muito competentes de José Cláudio Securato, também reconduzido à presidência da Diretoria.

IBEF SP: O Conselho de Administração é responsável por desenhar a estratégia que será executada pela Diretoria nos próximos anos.

HL: O plano estratégico do IBEF SP foi elaborado no início da minha primeira gestão no Conselho de Administração. Anualmente, a Diretoria Executiva revisita o plano e o submete ao Conselho de Administração, sugerindo uma ou outra mudança de caminho – afinal um plano estratégico envolve cinco anos -, então é natural que um ou outro percurso tenha necessidade de ser alterado.

IBEF SP: E qual é o norte desta estratégia?

HL: Queremos atrair profissionais de finanças experientes e também jovens, visto que temos as conformações do IBEF Jovem, do IBEF Mulher e do IBEF Global. Mas que sejam profissionais reconhecidos no seio do segmento como pessoas de relevante contribuição. O IBEF SP é uma entidade de qualidade e seu objetivo é intercambiar a essência de conhecimento e de experiência. Para isso, precisamos de gente qualidade compondo os nossos quadros. Então, a ambição do plano estratégico do IBEF é de crescimento, mas de um crescimento com qualidade. Eu acho que já conseguimos isso no biênio anterior, sob a presidência do José Cláudio, e nós conseguiremos de novo, melhor ainda, nessa segunda gestão.

IBEF SP: O nome da chapa eleita é “Compromisso com a Inovação” e você já destacou o papel de inovar para atrair novos membros e fidelizar os atuais. Qual mensagem você gostaria de passar para os associados a respeito deste compromisso?

HL: Que eles esperem e que cobrem essa inovação, pois este é realmente um compromisso. Não há como fugir disso, pois é um fator crítico para o sucesso da ambição estratégica do IBEF SP. Esse compromisso com a inovação virá para o associado sob a forma de novos benefícios, que reconheçam esse início de novo milênio por meio de tecnologia, conectividade, mobilidade e o digital –  desafios impostos a nós pelas mudanças da tecnologia e as megatendências globais para os próximos anos. Esses desafios nos ajudarão a delimitar também quais os tipos de benefícios que os futuros associados poderão ver em uma entidade como a nossa.

Compartilhe: