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Mulheres: 10 conselhos para avançar na carreira

Vice chairwoman do Bank of America Merrill Lynch compartilha sua experiência para incentivar outras mulheres a ascenderem na vida profissional

Fotos: Ricardo Riberto

O IBEF Mulher abriu em grande estilo seu ciclo de eventos do ano. A vice chairwoman do Bank of America Merrill Lynch, Andrea Chamma, conduziu o café da manhã “Espelho, espelho meu – O que fazer na minha carreira”, nesta quinta-feira (21), na sede do Instituto.

O evento contou com a participação de 39 executivas, superando as expectativas iniciais e a média de público para um café da manhã.

“Um dos objetivos do IBEF Mulher é criar oportunidades de networking entre as executivas”, destacou Rosana de Pádua, CFO da CSN e líder da iniciativa, durante a abertura do evento. “Não quero apresentar a Andrea Chamma pelo seu currículo, que é excepcional, mas pela pessoa generosa que ela é, tendo dedicado sua vida ao empoderamento feminino”.

Com 30 anos de experiência no mercado financeiro nacional e internacional, Andrea lidera o grupo de D&I (Diversidade e Inclusão) no BofAML. Em 2012, recebeu um prêmio global do banco pelo trabalho feito com desenvolvimento da liderança feminina.

Ela discutiu 10 pontos de reflexão que merecem a atenção das executivas, baseados em seus estudos sobre a dinâmica da carreira feminina e suas experiências pessoais.

Conhece-te a ti mesmo. Se você está insatisfeita com o que faz ou onde trabalha, não fique engolindo sapos. “Sapo a gente não digere; ele faz pilha e em algum momento sai. Já vi muitas mulheres jogando tudo para o alto”, contou Andrea. Para determinar a próxima etapa da sua vida profissional, é necessário saber quem você é. Entenda as suas emoções e reconheça quais são suas necessidades, qualidade, dificuldades e o que é preciso fazer para atingir seus objetivos. “Conhece-te a ti mesmo e terá uma carreira”.

Identifique o seu sponsor. Se você deseja avançar para o próximo nível, é preciso ter uma visão clara sobre quem é o seu sponsor na empresa. Andrea recomendou que as executivas identifiquem cinco pessoas dentro e fora da companhia com potencial para exercer esse papel de mentoria. Mas atenção! Busque alguém em que você confie, mas que não seja um amigo. Separar os laços afetivos das relações de trabalho é importante para ter performance e credibilidade na carreira. “Não é uma relação de amizade, mas de performance”.

Saiba onde você está (mercado, empresa, economia). Às vezes é preciso dar um passo lateral ou até mesmo alguns passos para trás para ajustar o rumo da sua carreira. Andrea contou que já foi despedida quatro vezes, e essa experiência a fez compreender que fatores decisivos para mudanças vão muito além do desempenho do profissional. Um deles, por exemplo, é saber qual a renda disponível para o nicho de mercado ou a área da empresa em que você atua. “A razão nem sempre é a performance. Focar apenas na sua tarefa, na maior parte do tempo, não é suficiente. Você tem que olhar para outros componentes”.

Conheça o seu interlocutor. Adapte a sua linguagem ao seu interlocutor. Andrea comentou um estudo que atesta que 80% do julgamento feito sobre alguém provém das atitudes não verbais, inconscientes, dessa pessoa. Reações no calor da emoção costumam deixar uma impressão negativa no ambiente corporativo, o que poderá marcar a imagem daquele profissional diante de seus colegas. A executiva contou que no BofAML, por exemplo, já foram feitos treinamentos para auxiliar as profissionais a cultivarem uma postura equilibrada. “Isso se mostrou como um dos maiores desafios para as mulheres avançarem para o nível sênior. O viés inconsciente é forte”.

Saiba o que não sabe. Faça parceiros. Observe quem são os seus parceiros profissionais dentro e fora da organização. Com quem você já fez projetos? Quem pode ajudá-la a atingir sua meta profissional? Ajude outras mulheres a se promoverem. “As histórias de sucesso sempre têm alianças formadas com credibilidade, honestidade”.  

Outro ponto de atenção é o branding pessoal. Suas atitudes definirão a marca pela qual você quer que as pessoas se lembrem de você. O brand da executiva deve trabalhar a favor das suas metas profissionais. “Se uma pessoa precisa de sabão em pó, ela não vai lembrar de uma marca de alimentos. Da mesma forma, se você quer fazer parte de um board, seu brand precisa ser favorável para isso.  As pessoas vão te identificar pela sua marca pessoal”.

Tenha interesses, estude, conheça coisas, lugares e pessoas…Cresça! Quem não quer ficar obsoleto precisa rever, aprender e estudar. Andrea contou que todos os anos procura aprender uma coisa nova, não relacionada à empresa. As executivas, especialmente em nível sênior, precisam se preparar para a segunda fase de suas vidas profissionais. Ela explicou que conforme o profissional evolui na carreira, as habilidades técnicas vão perdendo importância e as habilidades sociais e conceituais ganham peso. “Você tem valor à medida que consegue entender e propor conceitos novos que gerem valor para a organização”.

Faça escolhas. Antes de decidir o seu próximo passo profissional, gaste algum tempo para definir o seu brand, entender o que está faltando e quais parcerias deve formar. Aprenda as características que você ainda não tem para conseguir avançar. “Entenda quais são as suas necessidades e faça escolhas”.

Tenha uma equação de vida sustentável: trabalho + vida pessoal. O dia tem apenas 24 horas. Por isso, é preciso dividir bem o tempo entre as necessidades pessoais e as demandas profissionais. Dedique-se ao que realmente importa e faz sentido para a sua vida.

Planeje e dê prazo. Coloque uma meta e trace um plano. Andrea disse que todo plano requer:  coragem para ouvir; vontade de mudar; e muita disciplina. Uma dica da executiva é anunciar a sua meta para outras pessoas, pois elas a incentivarão a manter o compromisso – você ficará constrangida se não cumprir o que disse. Expresse claramente o que você quer, descubra o que precisa saber e quais alianças precisa formar. “Planeje, planeje e dê prazo…e tenha alguém para cobrar esse prazo!”.

Levante a mão – peça! Algumas pessoas vão dizer não. Não perca tempo se martirizando. Respire fundo e siga adiante.

Conheça o seu coração. O universo feminino é múltiplo. As mulheres buscam se realizar em diferentes áreas, mas costumam impor um padrão muito alto para seus objetivos. Tome decisões e concentre seus esforços no que realmente fizer você feliz. “Entenda suas necessidades e faça escolhas”.

Por fim, Andrea Chamma reforçou que as mulheres devem apoiar umas às outras. Executivas experientes devem estender a mão para as profissionais que estão em início de carreira. Uma iniciativa, por exemplo, é criar um grupo de mentoria para mulheres dentro da sua empresa.

Em tom bem-humorado, terminou sua apresentação com uma citação de Madeleine Albright, a primeira mulher a ocupar o cargo de secretária de Estado dos EUA: “Há um lugar especial no inferno para as mulheres que não ajudam outras mulheres”.

A palestra foi bastante aplaudida e elogiada pelas executivas. Ao final do evento, elas aproveitaram para colocar alguns dos conselhos em prática: trocaram cartões e dividiram experiências, abrindo as portas para novas amizades e futuras parcerias.

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