IBEF SP elege Colegiados para o mandato 2017-2019


Rodrigo Kede presidirá o Conselho de Administração e Wagner Mar o Conselho Fiscal; Marco Castro irá liderar a Diretoria Executiva 

Os associados elegeram a chapa única “Diversidade de pensamento com valores comuns” para compor o Conselho de Administração e o Conselho Fiscal do IBEF SP no mandato 2017-2019. A assembleia geral para a eleição foi realizada nesta quarta-feira (15) na sede do IBEF SP.

Os membros do novo Corpo Diretivo do IBEF SP serão empossados em almoço marcado para o dia 6 de março, no Hotel Unique.

Rodrigo Kede, CEO, IBM, América Latina, Conselho de Administração, ibef sp

Rodrigo Kede, presidente do Conselho de Administração (2017-2019)

Conselho de Administração – Rodrigo Kede de Freitas Lima, CEO da IBM para América Latina, assumirá a presidência do Conselho de Administração, anteriormente liderado por Henrique Luz, sócio da PwC. O órgão de governança também será integrado por: Luis Felipe Schiriak (vice-presidente), Antonio Luiz Pizarro Manso, Britaldo Pedrosa Soares, Christiane Aché Pillar, Henrique José Fernandes Luz, José Claudio Securato, Keyler Carvalho Rocha e Pedro Augusto de Melo.

Christiane Aché Pillar será a primeira mulher a integrar o Conselho de Administração do IBEF SP. “Acolhemos os valores do IBEF SP e a diversidade, que preconiza o Instituto, com a presença da mulher e do jovem para vitalizar nossas ações”, ressaltou Luis Felipe Schiriak ao destacar a importância de contar com diferentes pontos de vista no Conselho eleito.

 

wagner mar, sócio, audimar auditores, conselho fiscal, ibef sp

Wagner Mar, presidente do Conselho Fiscal (2017-2019)

Conselho Fiscal - Wagner Mar, sócio da Audimar Auditores, foi reconduzido para um novo mandato na liderança do Conselho Fiscal. Completam o time de conselheiros: Carlos Roberto de Mello, Mario Togneri, Sergio Volk (suplente), e as duas executivas Maria José de Mula Cury (suplente) e Rosana Passos de Pádua (suplente).

Este será o terceiro mandato de Wagner Mar na presidência do Conselho Fiscal do IBEF SP, órgão que participa como membro desde 2004, ininterruptamente. “Tenho aceitado o convite para ocupar não só a função no conselho como a sua presidência, devido à minha longa vivência nos conselhos fiscais em diversas companhias abertas e fechadas, bem como em entidades e fundações sem fins lucrativos. É uma forma de levar minha experiência do mercado para dentro do IBEF SP”.

 

marco castro, sócio, pwc, brasil, presidente, diretoria executiva, ibef sp

Marco Castro, presidente da Diretoria Executiva (2017-2019)

Diretoria Executiva – A data marcou também a escolha do novo presidente da Diretoria Executiva do Instituto: Marco Aurélio de Castro e Melo, sócio da PwC, que recebeu o bastão de José Cláudio Securato. Membro da chapa recém-eleita para o Conselho de Administração, Securato passará a atuar no órgão de governança.

Até o início de março, Marco Castro deverá enviar para a aprovação do Conselho a composição dos demais membros da Diretoria Executiva. No dia a dia do Instituto, Castro será responsável pela definição da agenda do IBEF SP e pela condução dos novos projetos, tarefas que trata com familiaridade, por ter atuado como vice-presidente da gestão anterior. “A palavra de ordem no IBEF SP é continuidade. A partir do reconhecimento do legado recebido, vamos promover ações de crescimento e inovação”, afirmou Castro.

 

Diretrizes para 2017 - A Diretoria Executiva pretende levar adiante a implantação do Plano 2020, que tem projetos importantes como o de certificação para executivos de finanças.  No mercado já existem certificações para os profissionais da área financeira, mas todas muito específicas. Essa seria uma certificação mais ampla, pioneira, voltada ao CFO.

O Prêmio Golden Tombstone, um reconhecimento à empresa que faz a melhor operação financeira do ano, cuja primeira edição aconteceu em 2016, também será foco das ações da nova Diretoria. Assim como o Congresso da IAFEI, associação internacional dos institutos de executivos de finanças, que será realizado em 2017 no Brasil, na capital paulista.

O envolvimento de Marco Castro com o IBEF SP é antigo, há mais de uma década. “Minha primeira motivação para integrar o Instituto foi ter por perto meus colegas de profissão, de trocar experiências. O dia a dia do executivo da área financeira é cheio de dilemas. Eu aprendi e ainda aprendo muito aqui dentro; tive apoio e orientação sobre o melhor approach, quando precisei, e acesso a outras ideias e visões. Isso me favoreceu muito no caminho e na trajetória profissional que persegui”, destacou Melo.

Legado – Depois de quatro anos no comando do IBEF, a presença de José Claudio Securato, presidente da Saint Paul Escola de Negócios, no Conselho de Administração é um reconhecimento pelo trabalho realizado, no que toca ao engajamento das pessoas nas comissões, aos eventos realizados, à qualidade do quadro associativo e, principalmente, ao esforço dedicado para atender aos anseios da comunidade financeira, que sai fortalecida de sua gestão.

“Embora não exista um limite para recondução no cargo de presidente da Diretoria Executiva, esse é um trabalho pro bono, que requer o envolvimento de todos. Acho importante a renovação e tenho certeza de que a nova Diretoria será excepcional, de boa gestão e visão estratégica”, disse Securato, que ingressou no IBEF SP em 2005, depois que o pai o incentivou a apresentar um projeto de finanças para o Instituto. O projeto ganhou menção honrosa no Prêmio Revelação em Finanças IBEF SP/KPMG e Securato foi convidado para estruturar o IBEF Jovem.

“Um dia eu pensei que alguém do IBEF Jovem iria liderar a presidência do Instituto. Ao terminar meus dois biênios à frente da diretoria executiva, eu agradeço ao Conselho por permitir viabilizar os projetos que tínhamos planejado. Todos trabalhamos em prol do IBEF SP”, destacou Securato.

(Reportagem: Natália Fontão e Débora Soares)

Compartilhe essa página:
Facebook Twitter Plusone Linkedin Email
IBEF SP

IBEF SP

O IBEF SP é o principal núcleo do IBEF no Brasil. Se você é profissional de finanças e ainda não é associado, tire suas dúvidas e saiba como fazer parte do instituto.