Av. Pres Juscelino Kubitschek 1726, Cj. 151 São Paulo / Itaim bibi +55 11 3016-2121

Entrevista CEO

Rodrigo Kede, presidente da IBM Brasil

IBEF SP: A IBM e o IBEF SP lançaram em conjunto um aplicativo exclusivo para os associados. Você poderia comentar sobre esta inovação?

Rodrigo Kede: Eu tenho um grande carinho e história junto ao IBEF SP.  Fui  presidente do Instituto, membro da Diretoria Executiva e hoje sou membro do Conselho de Administração. Então, um dia,  eu liguei para o José Cláudio Securato (presidente do IBEF SP) e falei: está na hora de o Instituto ter um aplicativo, não é? Um app no qual  se possa colocar conteúdo, trocar mensagens e realizar outras funções. Então, decidi doar esse aplicativo; o  meu time na IBM desenvolveu o app e ele já está pronto para uso. A ideia é que ele seja utilizado em cada evento, além de possibilitar o compartilhamento de conteúdo com todos os membros do Instituto.

IBEF SP: Quais os planos da IBM para 2015?

RK: Nós mostramos um vídeo sobre o “Watson” no evento O Equilibrista 2014, que nada mais é do que aquilo que chamamos de computação cognitiva, o novo nome dado à inteligência artificial. Estamos  trazendo isso para o Brasil: começamos em 2014 e estamos fazendo algumas parcerias para 2015. Com essa tecnologia, podemos, hoje, realizar  coisas como ajudar um centro médico a fazer diagnóstico e tratamento de câncer e auxiliar bancos a gerir riscos, por exemplo. A máquina está realmente ajudando o homem a tomar melhores decisões. O Watson é um sistema capaz de aprender sem programação. A inteligência artificial que antes era ficção científica, hoje é realidade.

IBEF SP: Essa tecnologia já está 100% adaptada para o Brasil?

RK: Estamos fazendo o processo de conversão para o idioma português agora.

IBEF SP: A companhia pretende fazer outros investimentos?

RK: Independente da performance da economia, nós tivemos anos muito bons no Brasil; os últimos três foram muito positivos  e,  no ano que vem, esperamos continuar a crescer: crescer com essa plataforma do Watson, crescer com uma aquisição grande que fizemos de uma subsidiária do Bradesco (Scopus Tecnologia)  responsável por toda a parte de gestão e monitoramento dos serviços de ATM. Então, eu acho que 2015 será um ano extremamente positivo. Estamos ampliando o nosso centro de pesquisas, mais de 100 cientistas estão hoje na IBM Brasil. Apesar de a economia estar com uma perspectiva “meio boa”, como foi  mencionado pelo Octavio de Barros (economista), espero que seja novamente um bom ano para nós.

IBEF SP: E como está a parceria com a Apple?

RK: Essa parceria foi anunciada no meio de 2014 e já começamos  vários projetos no Brasil. A Apple é a maior empresa de tecnologia para o mercado consumidor , e a IBM a maior para o mercado corporativo, então a união destas duas coisas é realmente imbatível. Estamos desenvolvendo vários projetos para empresas utilizando dispositivos Apple com tecnologia IBM. Então, esse negócio será, certamente, um dos motores de crescimento para o ano que vem.

IBEF SP: Quais tipos de soluções as empresas poderão ver, a partir dessa parceria?

RK: O que nós queremos fazer com essa parceria é reinventar trabalho porque hoje as empresas usam o iPhone e o iPad muito mais para e-mail, calendário e ferramentas de produtividade. Então, faremos com que companhias aéreas, bancos e varejo passem a utilizar o dispositivo móvel para criar e processar suas transações. Por exemplo: estamos desenvolvendo um aplicativo para uma companhia área para que,  quando você estiver em um voo, a aeromoça saiba que você é um cliente VIP e que você terá  uma conexão daqui a pouco. Dentro do avião,  ela poderá utilizar um iPad para emitir um novo  bilhete,  de forma que você não corra o risco de perder o próximo voo. Então, a mobilidade vai te permitir isso. A união entre Apple e a IBM é imbatível nisso porque 80% dos dados do mundo, e 90% das transações bancárias passam pelos nossos sistemas. Assim, unir a Apple, que é uma sumidade em tecnologia e inovação, com o nosso conhecimento no mercado corporativo é algo fantástico.

Compartilhe: