Av. Pres Juscelino Kubitschek 1726, Cj. 151 São Paulo / Itaim bibi +55 11 3016-2121

Direto das Comissões Técnicas: Um olhar sobre a Comissão de RI e Mercado de Capitais

Saiba quais os próximos passos da Comissão e conheça o perfil do líder, André Cazotto, gerente de Relações com Investidores da Cielo.

Ao se deparar pela primeira vez com André Cazotto, você pensará ter encontrado um representante ideal da Geração Y. Jovem e bem-sucedido, sua carreira foi marcada pela rápida ascensão e a motivação por novos desafios. Aos 29 anos, ele é gerente de Relações com Investidores da Cielo.

Começou a sua carreira aos 21, como estagiário da companhia. Atuou por três anos em Controladoria e Tesouraria e foi convidado a ingressar na área de Relações com Investidores em 2010, após o IPO da Cielo. De lá para cá, já participou de conferências e non-deal road shows no Brasil, EUA, Europa, Ásia e Oriente Médio, ao lado do CEO, do CFO da organização e da Head do Departamento de RI.

Andre é economista por formação, com MBA em Finanças pelo Insper. Foi apontado como o terceiro melhor profissional de RI da América Latina, em 2013, pela Institutional Investors Magazine, conceituada publicação internacional direcionada ao mercado financeiro.

Cazotto: Papel da comunicação e targeting na geração de valor  para acionista deve estar na pauta de RI

Neste bate-papo, ele nos conta os planos para a Comissão de RI e Mercados de Capitais e quais temas deverão estar em pauta nos próximos meses.

IBEF SP – Como surgiu o convite para a sua liderança na Comissão de RI e Mercado de Capitais?

André Cazotto – Eu já conhecia o IBEF. O CFO da Cielo, Clovis Poggetti Junior, participa ativamente do Instituto e eu sou colega do José Vinicius de Oliveira (Presidente IBEF Jovem). Então, o Vinicius fez o convite junto com a Luciana Medeiros (Vice-Presidente Técnica) e vi que era uma oportunidade muito interessante. Fiquei feliz com o convite.

Quais temas são críticos para os profissionais dessa área hoje e deverão ser tratados pela Comissão?

O desenvolvimento sustentável do departamento de RI das empresas como um todo, mas dado à conjuntura atual, debater como a comunicação e targeting se traduzem em geração de valor para o acionista.

Como está a visão dos investidores estrangeiros em relação ao País?

Falando do mercado de capitais, a Bovespa tem registrado uma performance fraca, em consequência de um cenário mais desafiador da economia, onde as principais empresas listadas têm apresentado desaceleração de crescimento e resultado. Acompanhamos muitos gestores de fundos de multimercado sejam locais ou estrangeiros, realocando os recursos em ativos de mercados com perspectiva de crescimento mais favorável, ou em outros instrumentos, principalmente em um cenário de aumento de juros e depreciação cambial. Por outro lado, há os que enxergam oportunidades, principalmente em ações de empresas sólidas ou com características defensivas que estejam negociando a múltiplos descontados, ou que mereçam um prêmio pela resiliência.

Quais serão os próximos passos da Comissão de RI e Mercado de Capitais?

Nosso objetivo é gerar ideias e trazer diferentes visões do mercado, com a participação de profissionais de RI, analistas de investimento e demais executivos da área. Inclusive, já estamos preparando um evento para outubro. Queremos discutir os impactos desse cenário desafiador e suas oportunidades.

Compartilhe: