Av. Pres Juscelino Kubitschek 1726, Cj. 151 São Paulo / Itaim bibi +55 11 3016-2121

10 dicas para melhorar sua comunicação pessoal

Com algumas atitudes simples, é possível fugir das armadilhas mais comuns.

Participantes do Workshop de Comunicação com a consultora e fonoaudióloga Gabriela Cunha

O IBEF Jovem deu continuidade a seu programa de workshops com especialistas em março, com uma aula sobre comunicação pessoal com a consultora Gabriela Cunha. Fonoaudióloga há 19 anos, com Mestrado em Ciências pela USP e Especialização em Voz com reconhecimento do Conselho Federal de Fonoaudiologia, Gabriela desenvolve um trabalho voltado ao aperfeiçoamento da comunicação pessoal como ferramenta de trabalho em situações profissionais.

Coach de comunicação há quase uma década, a especialista destacou 10 dicas para os executivos aperfeiçoarem suas habilidades de expressão diante de qualquer público. Confira!

.A habilidade de comunicação pode e deve ser treinada, destacou a especialista

1)    Crie um hábito – Assim como em qualquer área da vida, melhorar a habilidade de comunicação exige treino. Isso implica criar hábitos, destacou Gabriela Cunha. Alguns exemplos simples: antes de comunicar algo para um público maior do que duas pessoas, que tal repassar o texto em frente ao espelho? Ou até mesmo gravar esse exercício com uma câmera de celular? Observe sua postura, gestos e tom de voz. Corrija as falhas e repita até se sentir confiante.

2)    Conheça o seu interlocutor – ¨O segredo da boa comunicação é saber para quem você vai falar, e adequar a mensagem ao seu público¨, observou a especialista. Para diminuir o nervosismo, uma estratégia simples é chegar antes do horário da reunião ou palestra e bater um papo com o público. Isso permitirá conhecer o perfil do seu interlocutor. Treinar com antecedência, para que você tenha domínio sobre o conteúdo apresentado, é indispensável.

3)    Concisão, clareza e correção – Esses são os três Cs para comunicar bem, sublinhou a consultora. ¨Comunicação não é o que você fala, mas sim o que o outro entende. Não adianta ter conteúdo se não conseguir frisar a mensagem principal para o outro¨, disse Gabriela Cunha. Seja objetivo, preciso e adapte a linguagem ao nível de entendimento do seu interlocutor.

4)    Comunicação não é só conteúdo – Você sabia que 55% do que comunicamos é não verbal? Ou seja, seus gestos e expressões faciais influenciam muito a mensagem transmitida ao interlocutor. O tom da voz responde por 38% desse impacto, e as palavras ditas apenas 7%! ¨Se você não tiver a sua comunicação não verbal e a entonação vocal sob controle, tudo pode ir por água abaixo¨, alertou a fonoaudióloga.

Postura, gestos e expressões faciais impactam a mensagem

5)    Cuide da sua imagem – Ao falar em público, você estará totalmente exposto, sendo observado da cabeça aos pés. Mantenha a postura alinhada e preste atenção à escolha das roupas. ¨É preciso se adequar ao seu público. Não é necessário usar paletó e gravata para conversar com as pessoas no chão de fábrica, por exemplo. Mas existe uma regra de ouro: esteja sempre melhor vestido do que o seu interlocutor, seja ele um cliente ou colaborador. Você nunca passará uma má impressão¨.

6)     Não exagere nas expressões faciais – Sabe a expressão ¨os olhos são a janela da alma¨? ¨Transmitimos todas as nossas emoções através do rosto”, lembrou Gabriela Cunha. O nervosismo e a inquietude podem ser facilmente denunciados pelo semblante: um revirar de olhos, piscadelas excessivas, um tique nervoso nos lábios. Para evitar saias justas, a fonoaudióloga recomenda manter uma expressão neutra, especialmente em reuniões, a popular ¨cara de paisagem¨.

7)    Gestos devem ser moderados –  ¨Ao falar, os gestos devem ser contidos e realizados abaixo da linha do rosto, para não gerar distrações. Eles devem complementar a informação e não substituí-la¨, ressaltou a consultora. Cuidado ao segurar caneta ou papel na hora da fala, pois isso pode gerar ruído e desviar a atenção do interlocutor.

.A entonação da voz é importante para transmitir credibilidade

8)    Faça contato visual – Para transmitir credibilidade na comunicação, é necessário que o orador tenha de 60 a 70% de contato visual com o interlocutor. Se você está como ouvinte, o contato visual torna-se ainda mais importante na interação: 75%. Gabriela recomendou olhar sempre nos olhos da pessoa com quem você está se comunicando.

9)    Cuide da voz – A voz é fundamental para a comunicação. Dependendo da forma como é modulada, ajuda a transmitir credibilidade, segurança e simpatia. Dê preferência a um tom mais grave, com ritmo pausado e ênfase em palavras-chave, evitando a monotonia. Se você discursará por mais de 1 hora, tenha um copo de água por perto. ¨A água vai hidratar o corpo e também as pregas vocais, evitando o ressecamento¨, recomendou a fonoaudióloga. Fuja do café, pois este aumenta o refluxo. Chocolate também não é boa ideia: a lactose engrossa a saliva. Dê preferência a alimentos leves.

10) Escolha o estilo mais adequado – As pessoas têm diferentes estilos de comunicação, destacou Gabriela Cunha: racional, pragmático, afetivo e reflexivo. A grande ¨sacada¨ é adaptar o seu estilo ao do interlocutor. ¨Há maior afinidade quando as pessoas têm um estilo de comunicação parecido¨, explicou a especialista.

Para acertar na comunicação, conheça o seu interlocutor

Executivos da alta gestão, por terem uma agenda intensa, valorizam o estilo pragmático: não há paciência para contar histórias, é preciso ir direto ao ponto, sem rodeios. Por outro lado, líderes podem conquistar a equipe com um estilo afetivo: a comunicação em nível pessoal, que demonstra interesse em saber o que acontece na vida do outro. A cultura da empresa possui uma forte influência sobre o estilo de comunicação a ser utilizado.

O principal conselho que permeia todas as dicas é: conheça o seu interlocutor para adequar sua comunicação da forma mais efetiva. Se você está diante de um completo estranho, observe a maneira como ele se comporta e tente falar a mesma ¨língua¨ no estilo de comunicação. ¨Toda comunicação que entregamos tem efeito direto no resultado que recebemos. Comunique-se bem para ter um resultado melhor!¨, concluiu Gabriela Cunha.

Os workshops realizados pelo IBEF Jovem têm por objetivo auxiliar os associados, por meio das orientações de especialistas, a desenvolverem aspectos-chave para o sucesso profissional. O Workshop de Comunicação é tema decorrente dos principais conselhos dados pelos CFOs no programa de mentoring para jovens executivos, assim como foi o primeiro workshop sobre dicas de entrevista e relacionamento com headhunters.

Próximos eventos do IBEF Jovem 

Em abril, o IBEF jovem realizará o Workshop sobre Marca Pessoal, com Irene Azevedo, diretora de transição de carreira e gestão da mudança da LHH. Também está confirmado o  encontro de mentoring, em 12 de abril, com  o CFO da Ingresso Rápido, Diego Barreto.

No dia 15 de maio, a CEO da Latam, Claudia Sender, receberá os associados do IBEF Jovem para uma sessão especial de mentoring. Ainda em maio, no dia 31, a mentoria será com a diretora executiva administrativa e financeira da Eurofarma, Claudia Nohara.

(Reportagem: Débora Sores / Fotos: IBEF SP)

Compartilhe: