Av. Pres Juscelino Kubitschek 1726, Cj. 151 São Paulo / Itaim bibi +55 11 3016-2121

Preparando o pé-de-meia: quanto antes, melhor!

 

Por Sergio Volk, economista e membro do Conselho Fiscal do IBEF SP

 

 

O economista Sergio Volk afirma que o planejamento financeiro deve considerar dois dados e duas variáveis. Os dados são: com que idade você quer se aposentar e com quanto você quer se aposentar.  As variáveis são: por quanto tempo você quer acumular capital (até a idade estabelecida para a aposentadoria) e qual é a taxa de juros real líquida de impostos.

Vamos ver dois cenários para quem quer se aposentar com a renda atual. Note que no cenário II, que tem uma taxa de juros real um pouco mais elevada, o mesmo indivíduo terá que poupar mensalmente apenas 10% de sua renda. Ou seja, nessa taxa, o fator de acumulação é muito rápido. Mas tudo leva a crer, no contexto atual, que a queda dos juros reais deverá se manter, exigindo um maior esforço de poupança.

“Não importa quanto você ganha, mas quanto você guarda. Então, mesmo que você não tenha salário tão alto quanto gostaria, pode abrir mão de uma parte dele todos os meses para investir”, afirma Volk. Ele observa que escolher a aplicação mais adequada para cada perfil é fundamental. “A dica é apostar na renda fixa em valores mais baixos e só se arriscar na renda variável quando a quantia já for suficiente para diversificar os investimentos.”

*Sergio Volk disponibilizou no site do IBEF SP, com exclusividade para os associados, dois simuladores para que você possa calcular a sua poupança para a aposentadoria. Efetue o login para acessar!

[private]

Clique para baixar!

Simulação Aposentadoria

Simulação Poupança

[/private]

 

Compartilhe: