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Como conquistar investidores por meio de sua apresentação

COMUNICAÇÃO

Mostre que seu passado é consistente e que seus planos para o futuro são ponderados    

 

Por Eduardo Adas, sócio-fundador da SOAP.

 

 

Diversos são os motivos que levam uma empresa a buscar investidores. Pode ser a necessidade de capital para diminuir dívidas. Talvez, para uma oferta de ações. Ou para conseguir um sócio estratégico. Seja qual for a causa, para que o investidor se sinta atraído pela proposta, ele precisa confiar na capacidade do empresário.

A seguir, nossas sugestões para você mostrar o potencial da sua empresa no momento da reunião e impressionar os possíveis investidores.

Hora de se apresentar

Se o investidor aceitou marcar uma reunião, tenha em mente que essa pode não ser a única apresentação que você terá de fazer para ele. O primeiro encontro é o momento para se apresentar e conquistar a confiança do potencial sócio. Lembre-se, sempre, de que expor os diferenciais logo de cara – ao dizer, por exemplo, “somos pioneiros nessa modalidade de atendimento ao cliente”, ou “nossa eficiência na área de vendas é inigualável” – não é a melhor opção. O ideal é fazer com que o ouvinte perceba os pontos fortes da sua empresa por si só.

Em vez de contar qual o seu propósito, a sua missão, a sua visão e os seus valores, conte casos de sucesso da companhia e exponha dificuldades que você conseguiu superar. Deixe que o investidor entenda sem que você diga explicitamente o “por que” de seu negócio existir e produzir o que produz. Ao perceber que a empresa tem um passado consistente e que seus planos para o futuro são promissores, é mais difícil que ele recuse colocar dinheiro e tempo em seu negócio.

É importante deixar claro o que o motiva a buscar aquele investimento e quais são as suas expectativas. Dessa forma, fica mais fácil encontrar o perfil de investidor adequado às suas necessidades. Imagine que uma companhia busca um investimento para alavancar seus projetos. Capaz de oferecer um retorno financeiro de R$ 200 mil, deseja marcar reunião com um investidor. Ele, porém, espera receber de volta R$ 1 milhão. Por não haver alinhamento entre os objetivos da empresa e os do investidor, essa parceria não teria futuro.

Caso haja sincronia entre as metas de todos os envolvidos na negociação, é provável que seja agendada outra reunião. Em um segundo encontro, o foco deve ser suas estratégias para o futuro. Você pode apresentar o seu plano de crescimento e suas projeções futuras. Fazer com que o investidor note como o crescimento orgânico de sua corporação aumentaria com a parceria – e que, com isso, o retorno sobre o investimento seria alto – tende a aumentar as chances de que ele queira fazer parte do negócio.

Deixar clara a sua estratégia para executar as ações às quais serão direcionados os recursos é outra atitude que pode ajudar. Ou seja, como o dinheiro será investido? Como a empresa será gerida para que o projeto seja realizado? Serão contratados novos profissionais? Novas pessoas para a área comercial? Uma gestora de recursos humanos? Enfim, mostrar a estrutura que será montada e como ela vai contribuir para o sucesso da operação.

Ter um passado corporativo de destaque, uma estratégia que faça sentido e um time produtivo são aspectos relevantes para atrair um investimento. Se você souber se comunicar, então, é bem provável que consiga fechar o negócio!

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