Av. Pres Juscelino Kubitschek 1726, Cj. 151 São Paulo / Itaim bibi +55 11 3016-2121

2015: o ano que já começou

Convidada pelo Valor Econômico, a Redação do IBEF SP foi ao café da manhã “Perspectivas da Economia e Política” com Claúdia Safatle, diretora adjunta de Redação em Brasília, e Maria Cristina Fernandes, editora de Política do jornal. O evento aconteceu nesta terça-feira (18), no Leopolldo Jardins.

Cláudia Safatle afirmou, para uma plateia formada por empresários e jornalistas, que o segundo mandato da presidente Dilma Rousseff começou no dia 27 de outubro – um dia após a reeleição – tendo o desafio de administrar a forte tensão entre o Governo e os partidos da base aliada, o racha interno do PT, uma crise policial (Operação Lava Jato) e a economia fragilizada, com crescimento pífio e investimentos em retração.

A jornalista ressaltou que um conserto de rota ainda é possível, o que exigirá, entre outras medidas, um programa de ajuste fiscal gradual, que recupere a capacidade do país fazer superávit para reduzir a dívida e garantir a solvência fiscal.

“Não dá mais para fazer só contingenciamento. Sem reformas estruturais, dificilmente vamos recuperar o lado fiscal. Há espaço para reformas, mas é preciso saber o que o Governo realmente quer fazer”, destacou, lembrando que a presidente ainda não sinalizou a rota que irá adotar para política econômica em 2015.

Há muita expectativa – e poucas certezas – em relação ao nome será anunciado pelo Planalto como titular para a pasta da Fazenda. “Independente de quem seja, a peça-chave será a política fiscal”.

Operação Lava Jato

Maria Cristina, por sua vez, colocou como grande incógnita a repercussão das investigações na Petrobras (Operação Lava Jato), que poderá afetar as relações entre Governo e Congresso para a aprovação de projetos importantes em 2015.

Segundo a editora de Política, este não é apenas mais um escândalo de corrupção. “Ele não apenas envolverá uma base superior àquela do Mensalão, como poderá resvalar para a oposição e também atinge interesses privados de importantes companhias brasileiras”.

Essas empresas, realçou a jornalista, estão sendo investigadas com recursos que a Justiça dispõe pela primeira vez em larga escala, como as delações premiadas. O caso conta ainda com uma jurisprudência estabelecida pelo Mensalão para crimes, por exemplo, como lavagem de dinheiro, que foi modificada.

“É muito cedo antecipar quais serão as consequências da Operação Lava jato, mas acho que é bastante seguro prever que o cenário político para 2015 não ficará imune a essa operação.”

Novidade para as companhias abertas

Durante o evento, o Valor Econômico apresentou ao mercado a plataforma de comunicação “Divulgação de Resultados ao Vivo” para empresas de capital aberto.  O serviço é contratado sob demanda e inclui, entre outras soluções, a transmissão de reuniões em tempo real pelo canal Valor RI. O acesso aos vídeos e informações divulgadas será público e gratuito.

Compartilhe: