Artigos

Rumo ao crescimento?

Rumo ao crescimento?

ECONOMIA   Por Flávio Calife (foto) e Yan Cattani, economistas da Boa Vista SCPC.     O Brasil tem vivido um paradoxo entre a expectativa e a realidade. Enquanto os indicadores de confiança e as expectativas de crescimento estão subindo há algum tempo, os resultados efetivos da economia ainda têm decepcionado. Não há dúvidas de [...]

Dicas de comunicação para estimular profissionais tímidos a dar sugestões

Dicas de comunicação para estimular profissionais tímidos a dar sugestões

COMUNICAÇÃO Como facilitar a comunicação das pessoas introvertidas – Por Eduardo Adas, sócio-fundador da SOAP. .. . Trabalhar em equipe significa entrar em contato com costumes, estilos e personalidades diferentes. É essa mistura que estimula a troca de ideias que, por vezes, leva a soluções inovadoras. Ambientes onde há espaço para compartilhar sugestões tendem a [...]

6 dicas para implantação de marca própria

6 dicas para implantação de marca própria

VAREJO   Por Rubens Batista Jr. (foto) e Claudio Guidini*      Marcas são importantes por: (1)  representarem uma promessa específica de valor; (2)  personificarem um produto, serviço ou experiência; (3)  criarem conexões emocionais a produtos e serviços; e (4)  por serem os principais pontos de contato com os clientes, tornando suas decisões de compra [...]

Como conquistar investidores por meio de sua apresentação

Como conquistar investidores por meio de sua apresentação

COMUNICAÇÃO Mostre que seu passado é consistente e que seus planos para o futuro são ponderados       Por Eduardo Adas, sócio-fundador da SOAP.     Diversos são os motivos que levam uma empresa a buscar investidores. Pode ser a necessidade de capital para diminuir dívidas. Talvez, para uma oferta de ações. Ou para [...]

8 tendências no varejo

8 tendências no varejo

VAREJO   Por Rubens Batista Jr., secretário geral do IBEF SP e sócio da 2B Partners Consulting.     As principais tendências que já se percebem e que dominam as discussões no varejo são: 1.     Multicanalidade (ou Omni Channel) A maneira pela qual o consumidor interage e compra demanda dos varejistas o desenvolvimento e o [...]

Os ensinamentos que podemos extrair do anúncio dos novos conselheiros da Starbucks

Os ensinamentos que podemos extrair do anúncio dos novos conselheiros da Starbucks

GOVERNANÇA   Por Luiz Calado, economista e vice-presidente de Relações Institucionais do IBEF SP.     Recentemente, a Starbucks anunciou um plano para adicionar três novos membros ao seu conselho de administração. Nenhuma grande notícia, certo? Vamos adicionar algum contexto. Como relatado pelo jornal The New York Times, os indicados são: Rosalind Brewer, uma mulher [...]

Carreira em finanças: Perspectivas e caminhos para alcançar o cargo desejado

Carreira em finanças: Perspectivas e caminhos para alcançar o cargo desejado

CARREIRA – Por Felipe Brunieri, gerente das divisões de Finanças e Tributário da Talenses.   Neste artigo, compilamos as principais dicas do Workshop “Carreira em Finanças”, realizado pelo IBEF Jovem em parceria com a Talenses. Com as empresas buscando maior controle de custos, a área de finanças foi uma das mais demandadas no ano passado [...]

A microeconomia do crédito

A microeconomia do crédito

CRÉDITO   Por Flávio Calife e Yan Cattani, economistas da Boa Vista SCPC.   O esforço do Banco Central nos últimos tempos tem sido notório no que tange à incursão de medidas microeconômicas que visam à melhoria do sistema financeiro. Essa prática de inovação pode mesmo ser estendida à última gestão da entidade, cuja lista [...]

IFRS 9 e 17: os grandes riscos na tomada de decisão

IFRS 9 e 17: os grandes riscos na tomada de decisão

NORMAS CONTÁBEIS   Por Antonio Fossa, sócio da PwC Brasil e especialista em Capital Markets e Normas Contábeis.   A adoção dos novos IFRS 9 e 17 tem tirado o sono das companhias seguradoras e conglomerados financeiros com relação às complexidades técnicas, potenciais impactos, diferentes prazos de implementação e a necessidade de grandes investimentos em [...]

Como comunicar mudanças de metas para a equipe

Como comunicar mudanças de metas para a equipe

COMUNICAÇÃO A comunicação pode fazer a diferença na hora de motivar os funcionários para novas metas – Por Eduardo Adas, sócio-fundador da SOAP. – . Com metas definidas para o início do ano, os profissionais vão atrás dos resultados esperados. No meio do caminho, porém, o CFO percebe que é preciso ajustar as metas. Uma [...]