Artigos

Como conquistar investidores por meio de sua apresentação

Como conquistar investidores por meio de sua apresentação

  Por Eduardo Adas, sócio-fundador da SOAP.     Mostre que seu passado é consistente e que seus planos para o futuro são ponderados        Diversos são os motivos que levam uma empresa a buscar investidores. Pode ser a necessidade de capital para diminuir dívidas. Talvez, para uma oferta de ações. Ou para [...]

8 tendências no varejo

8 tendências no varejo

VAREJO   Por Rubens Batista Jr., secretário geral do IBEF SP e sócio da 2B Partners Consulting.     As principais tendências que já se percebem e que dominam as discussões no varejo são: 1.     Multicanalidade (ou Omni Channel) A maneira pela qual o consumidor interage e compra demanda dos varejistas o desenvolvimento e o [...]

Os ensinamentos que podemos extrair do anúncio dos novos conselheiros da Starbucks

Os ensinamentos que podemos extrair do anúncio dos novos conselheiros da Starbucks

GOVERNANÇA   Por Luiz Calado, economista e vice-presidente de Relações Institucionais do IBEF SP.     Recentemente, a Starbucks anunciou um plano para adicionar três novos membros ao seu conselho de administração. Nenhuma grande notícia, certo? Vamos adicionar algum contexto. Como relatado pelo jornal The New York Times, os indicados são: Rosalind Brewer, uma mulher [...]

Carreira em finanças: Perspectivas e caminhos para alcançar o cargo desejado

Carreira em finanças: Perspectivas e caminhos para alcançar o cargo desejado

CARREIRA – Por Felipe Brunieri, gerente das divisões de Finanças e Tributário da Talenses.   Neste artigo, compilamos as principais dicas do Workshop “Carreira em Finanças”, realizado pelo IBEF Jovem em parceria com a Talenses. Com as empresas buscando maior controle de custos, a área de finanças foi uma das mais demandadas no ano passado [...]

A microeconomia do crédito

A microeconomia do crédito

CRÉDITO   Por Flávio Calife e Yan Cattani, economistas da Boa Vista SCPC.   O esforço do Banco Central nos últimos tempos tem sido notório no que tange à incursão de medidas microeconômicas que visam à melhoria do sistema financeiro. Essa prática de inovação pode mesmo ser estendida à última gestão da entidade, cuja lista [...]

IFRS 9 e 17: os grandes riscos na tomada de decisão

IFRS 9 e 17: os grandes riscos na tomada de decisão

NORMAS CONTÁBEIS   Por Antonio Fossa, sócio da PwC Brasil e especialista em Capital Markets e Normas Contábeis.   A adoção dos novos IFRS 9 e 17 tem tirado o sono das companhias seguradoras e conglomerados financeiros com relação às complexidades técnicas, potenciais impactos, diferentes prazos de implementação e a necessidade de grandes investimentos em [...]

Como comunicar mudanças de metas para a equipe

Como comunicar mudanças de metas para a equipe

COMUNICAÇÃO – Por Eduardo Adas, sócio-fundador da SOAP. – A comunicação pode fazer a diferença na hora de motivar os funcionários para novas metas. Com metas definidas para o início do ano, os profissionais vão atrás dos resultados esperados. No meio do caminho, porém, o CFO percebe que é preciso ajustar as metas. Uma crise [...]

As 7 principais atividades de uma boa área de Compras

As 7 principais atividades de uma boa área de Compras

VAREJO   Por Rubens Batista Jr, secretário geral do IBEF SP e sócio da 2B Partners Consulting.     A principal responsabilidade da área de compras é tornar realidade o posicionamento do negócio pela apropriada definição e seleção da oferta de produtos. Essa responsabilidade primária demanda uma série de atividades a serem desempenhadas no cotidiano [...]

Fim do ceticismo?

Fim do ceticismo?

CRÉDITO   Por Yan Cattani e Flávio Calife, economistas da Boa Vista SCPC.     Os mercados se animaram rapidamente após as mudanças políticas ocorridas ao longo de 2016 e os indicadores de confiança de consumidores e empresários subiram por vários meses consecutivos, indicando uma mudança significativa nas expectativas de consumo e investimentos. O relatório [...]

Melhore suas apresentações com números

Melhore suas apresentações com números

COMUNICAÇÃO – Por Eduardo Adas, sócio-fundador da SOAP. – – Se bem usados, os números têm o poder de enriquecer apresentações. Eles dão credibilidade ao que está sendo dito e garantem maior clareza às informações. Você pode utilizá-los para mostrar que seu time bateu as metas, para expor o desempenho de sua companhia nos últimos [...]